Dordogne

E o vale dos Mil e um castelos

Durante a idade média, a Dordogne foi o palco do conflito entre ingleses e franceses - a famosa  Guerra dos 100 anos. Do século XII ao século XV, a região vai se cobrir de castelos, fortes, fortalezas de condes e nobres ingleses e franceses.

Muitos dentre eles estão abertos ao publico e podem ser visitados. Mas, uma volta de carro seguindo o Rio Vezère e o Rio Dordogne também são duas ótimos opções para quem quer ver os Castelos de longe, do alto de suas colinas.

Recheada de Castelos, os vales da Dordogne e da Vezère sao dos destinos turísticos perfeitos para fazer uma viagem no tempo, ver belíssimas paisagens e comer bem...muito bem!

Historicamente, o estado é dividido em quatro cores - Ou os Quatro Périgord  :

 

·       Périgod Noir

·       Périgord Vert

·       Périgord Pourpre

·       Périgord Blanc

 

Os mais próximos de Bordeaux sendo Purpura, tendo como capital a cidade de Bergerac, e o Noir, tendo como capital a charmosa cidade de Sarlat.

Cada um deles tem sua especialidade culinária! O Périgod Noir é recheado de trufas e nozes, enquanto o Périgord Pourpre produz ótimos vinhos tintos! 

Andar pelas cidades da Dordogne é uma verdadeira viagem gastronômica e uma descoberta das bases da cozinha francesa.

A viagem de carro vale a pena! Mas, existem trens todos os dias entre Bordeaux e Sarlat ou Bordeaux e Bergerac. 

As opções de alojamento são inúmeras : Pousadas ou Hotéis. Muitas "Chambre d'Hôtes' também existem na região e é a opção mais charmosa, ou seja, Um quarto na casa de um morador. Aconchegantes e a grande maioria propõem uma refeição local e feita em casa! Uma verdadeira imersão na cultura francesa, e tudo bem controladinho por órgãos estatais para garantir a qualidade, limpeza e segurança das 'Chambre d'Hôtes'.

Bergerac, Périgueux, Sarlat, Beynac, Domme ou Les Eyzies! Mil e uma cidades e vilarejos, recheados de charme, castelos, monumentos e uma gastronomia única!

 

A Dordogne é um destino inesquecível à poucas horas de Bordeaux: 

Precisa de mais inspirações? Dê uma olhadinha no Instagram!

@descubra_bordeaux

Rachel Lopes Rosa Marcato  |  Descubra Bordeaux  |  marcato.rachel@gmail.com  |  +33 7 86 65 21 61