Graves

2.000 Anos de historia

Entre Bordeaux e a cidade de Langon, o vinhedo de Graves se estende por mais de 70 quilômetros as margens esquerdas do rio Garonne. Essa é a única Appellation francesa à receber o nome do solo dominante em seu território. Ou seja, o solo dos "Châteaux" é repleto de pequenos cascalhos brancos, conhecidos como "graves". 

Essas pedras absorvem o calor durante o dia e irradiam calor durante a noite, dessa forma a temperatura noturna é mais amena comparada aos solos frios como a argila e o calcário. 

Calor e temperatura estável favorizam a maturidade dos frutos, gerando uvas de alta qualidade com um ótimo teor em açúcar. 

Não é por acaso que os Romanos escolheram as terras de Graves para plantar as primeiras parreiras da região, a 2.000 anos atrás! Uma região as beiras da recém criada cidade "Burdigala" - futura Bordeaux - com pedras que favorizam a maturação das frutas e dois tipos de solos - Graves e calcário -  possibilitando a produção de vinhos tintos e brancos!

Desde sempre, graves é uma região rica em historias e cultura, e não seria diferente durante a Idade Média. Bertrand de Gouth, nasceu em 1264 e se tornou o Papa Clemente V, um dos personagens mais controversos e importantes durante o julgamento contra a Ordem dos Cavaleiros dos Templários.

Suas terras ficavam em Pessac, no território de Graves, e as terras de seu antigo Castelos ainda podem ser visitadas : É só dar uma passadinha pelo Château Pape Clément!

Para uma melhor organização do vinhedo, o  território é dividido em duas Appellations :

 

  • Graves

  • Pessac-Léognan

 

E em 1855, durante a redação dos "Grands Crus Classé" encomendada por Napoleão III, a única vinícola presente nessa lista que não esta situada nem no Médoc, nem em Sauternes/Barsac, é o Château Haut Brion - Um dos vinhedos mais reputados da appellation Pessac-Léognan.  

​Dê uma olhadinha nas belissimas vinicolas : 

Está de passagem por Bordeaux e gostaria de conhecer melhor esse vinhedo rico em historias? Entre em contato com a Descubra Bordeaux para agendar uma visita guiada, com degustação, tradução e explicações em português!

Precisa de mais inspirações? Dê uma olhadinha no Instagram!

@descubra_bordeaux

Rachel Lopes Rosa Marcato  |  Descubra Bordeaux  |  marcato.rachel@gmail.com  |  +33 7 86 65 21 61