Onde fica bordeaux? 

Descubra a nouvelle - Aquitaine 

No sudoeste da França, a cidade de Bordeaux é a capital do estado da Gironde. Ela também é a capital da região, conhecida como Nouvelle - Aquitaine.

A Nouvelle-Aquitaine é a major região da França, SUA SUPERFICIE TOTAL É MAIOR DO QUE A AUSTRIA! Bordeaux é a mais importante cidade, com mais de 950.000 habitantes em sua área metropolitana - sétima maior da França.  

O turismo é uma das principais atividades econômicas da nouvelle Aquitaine. A região beneficia de um clima ameno e ensolarado, vinhedos conhecidos mundialmente e diversos lugares de interesse histórico a serem visitados.

As cidades mais visitadas da Região são : Saint - Emilion, Bordeaux, sarlat e Perigueux (Dordogne), Arcachon com sua Duna de Pylat, Bayonne e Biarritz (Pais Basco). 

​Destinos acessíveis de carro/trem à partir de Bordeaux e que fazem parte dos meus roteiros preferidos de viagem!

A Nouvelle - Aquitaine  também abriga um dos vinhedos mais famosos do mundo : "Le Vignoble Bordelais". Situado no departamento (Estado) da Gironde e considera o maior vinhedo de 'Appellation D'origine Contrôlée' da França. 

Mas o que isso quer dizer Essa palavrinha : Appellation d'Origine Contrôlée (A.O.C) ? 

Segue a baixo uma lista dessas diversas A.O.C DO Vinhedo de Bordeaux : 

Essa expressão designa uma Denominação de Origem Controlada. É um sistema complexo de controle realizado pela I.N.A.O - um orgão regido pelo Ministério da Agricultura Francês.

 

Cada A.O.C é geograficamente delimitada, possui uma combinação de solos , um micro-clima e um conjunto de tradições ligadas ao cultivo e produção : Esses três fatores compões o famoso "terroir". No vinhedo de bordeaux são mais de 60 Appellations diferentes! Ou seja, 60 micro-regiões dentro do vinhedo de bordeaux, cada uma com seu solo especifico, seu micro-clima e seu conjunto de tradições e regras à serem seguidas!

O vinho é levado MUITO à sério na França, e contrôles são feitos regularmente…Se os famosos Châteaux - Vinicolas - não seguirem à risca, elas não tem o direito de usarem o nome especifico da Appellation em suas etiquetas. Cada uma dessa micro regiões produz um vinho unico, com caracteristicas distintas e especificas!

 

A Descubra Bordeaux te acompanha durante uma degustação em todas elas, com tradução e muitas novas informações! O objetivo : Sair da França entendendo porque Bordeaux é considerada como a Capital Mundial do Vinho! 

Os roteiros são todos tailor made - ou seja, realizados sob medida. 

A Descubra bordeaux esta aqui para Aconselhá-los na hora das reservas. Com os nossos parceiros, busco sempre organizar um roteiro de viagem adaptado aos seus gostos, tempo da estadia e orçamento. 

 

Eu, Rachel Marcato, credenciada pelo Ministério da Cultura como 'Guide Conférencier' posso guia -los nos destinos acima e em muitos outros aqui na região. Acrescentando uma verdadeira mais valia a sua estadia!

Ja conhece o seu roteiro? Outros vilarejos e lugares que deseja visitar e não aparecem aqui no site? 

Entre em contato com a Descubra Bordeaux!

Precisa de mais inspirações? Dê uma olhadinha no Instagram!

@descubra_bordeaux

Rachel Lopes Rosa Marcato  |  Descubra Bordeaux  |  marcato.rachel@gmail.com  |  +33 7 86 65 21 61