Sauternes 

Produtores do 'Ouro Liquido' de Bordeaux! 

A 40km ao sul de Bordeaux, a região de Sauternes é atravessada por um pequeno rio chamado 'Ciron'. As águas frias do Ciron encontram a Garonne, com temperaturas mais amenas.

Esse encontro entre as águas frias do Ciron e amenas da Garonne cria um micro clima único e necessário para o desenvolvimento do que conhecemos como a 'podridão nobre'.

Cientificamente conhecido como Botrytis Cinerea, esse fungo se desenvolve na casca da uva e deixa toda a umidade do fruto evaporar.

 

Esse processo causa a desidratação da uva e aumenta a concentração de sabores, acidez e claro, açúcar.

A colheita pode ser muito demorada e complexa, pois é feita bago por bago. Apenas aqueles que chegaram na etapa final de "apodrecimento" são colhidos. Idas e vindas durante mais de 2 meses são necessárias para colher todos os bagos de um cacho, no momento certo e estado perfeito de desidratação.

Esses vinhos são conhecidos como licorosos, ou "Dessert Wine". São vinhos de sobremesa, que possuem um teor de açúcar elevadíssimos e acompanham muito bem o famoso prato francês "Foie Gras". 

Grandes poetas descreveram esse vinho como sendo um verdadeiro ‘ouro liquido’! Uma complexidade aromática única, com aromas de frutos tropicais como abacaxi, maracujá e frutos cristalizados. 

Três "Appellation d'Origine Contrôlée" , estritamente controladas pelo ministério da agricultura, produzem esse famoso 'Ouro Branco' no sul de bordeaux, são elas : 

  • A.O.C Sauternes

  • A.O.C Barsac

  • A.O.C Cérons

Por que não aliar degustação com uma visita cultural? A menos de 20 minutos dos melhores produtores e no caminho de volta pra Bordeaux, você encontrara o Castelo de Cadillac! Um dos mais bonitos e bem conservados do Estado! Uma visita imperdível nas redondezas de Bordeaux.

Agora é encontrar um Château aberto para uma visita e degustação, organizar seu roteiro, desfrutar das paisagens du sul da gironde degustando esse licor dos Deuses reconhecido mundialmente pela sua complexidade!

Entre em contato com a Descubra Bordeaux para visitar um desses vinhedos em companhia de uma guia brasileira! 

Algumas fotos da região :

Precisa de mais inspirações? Dê uma olhadinha no Instagram!

@descubra_bordeaux

Rachel Lopes Rosa Marcato  |  Descubra Bordeaux  |  marcato.rachel@gmail.com  |  +33 7 86 65 21 61